As recentes notícias sobre a China destoam muito das promessas feitas nos últimos anos - tanto pelo Partido Comunista que governa o país, quanto por seus adoradores no Ocidente. O dragão chinês, pintado por muitos como a nova e inevitável potência global, tem dado cada vez mais sinais de cansaço. Ao que tudo indica, a fórmula de obsessivo controle estatal sobre todos os aspectos da vida dos chineses - desde questões econômicas, até mesmo a quantidade de filhos permitida - está demonstrando o seu total fracasso.
No dia 12 de setembro, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Kim Jong-Un, o ditador da Coreia do Norte, se reuniram em território russo. A reunião se deu na base de lançamentos espaciais de Vostochny, no extremo oriente da Rússia, e transcorreu sem muito alarde. O que não é segredo para ninguém, contudo, são os reais objetivos dos dois ditadores. Embora os detalhes ainda permaneçam incertos, já se sabe que Putin e Kim se encontraram para alinhar o necessário fornecimento de munições norte-coreanas para o exército russo.
Robert Hugh Benson foi um sacerdote anglicano inglês, que depois se converteu para o catolicismo, sendo recebido pela Igreja Católica em 1903 e posteriormente, em 1904, foi ordenado sacerdote. Ele foi um prolífico escritor, tendo escrito diversos tipos de obras. Mas, uma delas se destacou e hoje continua mais original e atual do que em qualquer outro momento. Ele escreveu uma história baseada numa visão de apocalipse, que se tornou um romance lançado em 1907. Naquele contexto histórico do início do século XX, já era mais do que nítido a fragilidade do cristianismo e a ascensão de governos seculares em todo o ocidente. Além disso, as ideias marxistas e comunistas começavam a ganhar fama e relevância, e o padre Benson já previu um novo mundo onde as liberdades individuais seriam suprimidas. No prólogo do livro, o autor previu revoluções socialistas que aconteceriam na sociedade, como na Rússia anos depois do lançamento do livro, no ano de 1917.
O banco C6 Bank é mais uma dessas fintechs que chegaram com a propaganda de revolucionar o mercado de pagamentos e rapidamente evoluíram para o sistema bancário, com todo o tipo de serviço financeiro. São vários casos de sucesso que envolvem outras iniciativas, sendo a mais famosa, o Nubank.
A jornalista Marianna Spring, de 27 anos, mentiu em seu currículo para conseguir uma vaga como correspondente na capital da Rússia, na cidade de Moscou. Seu cargo é descrito como “correspondente de desinformação”, ou em palavras mais bonitinhas, verificadora de fake news. Segundo a notícia, a jornalista só conseguiu este trabalho especializado da BBC mentindo no seu próprio currículo.
O sonho de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, sem dúvidas é ser igual ao seu pai. Não, não estou falando do Pierre Trudeau, que também foi primeiro-ministro canadense. Estou falando do Fidel Castro, o finado ditador cubano, que possivelmente é o pai biológico do Justin. E se o político canadense não é capaz de seguir os passos de seu verdadeiro pai em matéria de guerrilha, ele pelo menos copia o Fidel em matéria de medidas econômicas socialistas.
O superministro da economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou recentemente novas medidas populistas para tentar amenizar o estrago feito pela inflação galopante nas finanças da população. Medidas semelhantes foram adotadas nos últimos meses - na maior parte dos casos, com um evidente interesse eleitoral. Afinal de contas, as eleições presidenciais da Argentina acontecerão no dia 22 de outubro; e as pesquisas não são nada favoráveis ao ministro, sendo ele o candidato governista.
Já há alguns anos, a Boeing, gigante da fabricação de aeronaves, presente em praticamente todo mundo, tem feito investimentos no Brasil. Porém, foi a partir do ano passado que a empresa começou a realmente aumentar sua participação no país, com destaque para seu escritório, localizado em São José dos Campos. A escolha dessa cidade como foco de seus investimentos não é aleatória: lá se localizam, também, o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - e também a sede da Embraer. E é para seu escritório na cidade que a Boeing tem contratado uma grande quantidade de funcionários qualificados.
O Brasil acompanhou, nas últimas semanas, o caso Faustão - uma situação de saúde que começou como uma comoção nacional, e acabou se transformando em polêmica e, supostamente, numa defesa da democracia. Pois é: isso poderia parecer muito absurdo; mas, como já dizia o Toretto: isso é Brasil. O famoso apresentador apareceu publicamente, há pouco mais de um mês, dando notícias a respeito de seu estado de saúde. De forma bastante direta, Fausto Silva afirmou que seu grave quadro clínico exigia um transplante de coração, e que apenas um milagre o manteria vivo.
É difícil encontrar pessoas que gostem ou até mesmo aceitem comer insetos em sua rotina. Apesar de algumas partes do norte e nordeste, além dos antigos sertanejos comerem a içá ou tanajura, que é um tipo específico de formiga, insetos diversos causam repúdio na população.
Os governos autoritários e seus agentes sempre buscam combater os intelectuais honestos e aqueles que estão tentando alertar a população sobre os reais problemas por trás da propaganda política. Para isso, precisam usar as melhores táticas para dessensibilizar a população sobre o comportamento daqueles dissidentes do regime. Assim, rótulo é uma forma de limitar a existência do indivíduo, ao reduzir todas as características e peculiaridades que cada ser humano possui, para se encaixar naquele falso espantalho. Consequentemente, aquele indivíduo que está divulgando a verdade, deixa de ser visto como um ser humano complexo e particular, sendo visto como um ser demonizado pelo rótulo simplista e pejorativo. Cria-se então a falsa percepção de que qualquer coisa que esse indivíduo fale não é digno de confiança ou mesmo tenha algum grau de veracidade. Essa, com certeza, é uma forma de excluir as pessoas do debate sobre assuntos importantes, mesmo que elas sejam de fato especialistas naquele tema e tenham feito pesquisas sérias e embasadas.
Lula, sem dúvidas, é um presidente diferenciado. Não apenas pelo fato de ser o mandatário com o menor número de dedos nas mãos, ou de ser o único que já foi preso para, em seguida, ser reconduzido ao poder. Também não é pelo fato de ter governado o Brasil durante o período em que o maior esquema de corrupção do mundo funcionava a todo vapor no país. Lula é diferenciado, especialmente, por ser um cara que quase não pára no Brasil. Até o momento, Lula já fez 19 viagens para o exterior - esse é um número duas vezes maior que a média de seus antecessores.
As mágicas contábeis estão cada vez mais descaradas aqui no nosso Brasil. Tira do lucro e bota no investimento. Tira do custo variável e bota no pagamento. Apresenta os dados contábeis antes de pagar os juros das dívidas, enfim, estão fazendo tanto malabarismo numérico e retórico que até a estocadora de vento já sente inveja.
A novela das tretas do Uber com a Justiça do Trabalho do Brasil ganhou mais um capítulo, rumo à obrigatoriedade de registro formal - ou seja, pelas regras da CLT - de todos os motoristas do aplicativo. Desta vez, o novo grau de insegurança jurídica foi concedido por uma decisão da Quarta Vara da Justiça do Trabalho do estado de São Paulo. Por meio dessa decisão, o Uber está obrigado a contratar todos - eu disse TODOS - os seus motoristas, por meio das regras do CLT. Ou seja, o Uber vai ter que assinar a carteira de trabalho de geral.
O programa “Conversa com o Presidente”, a tentativa lulista de se equiparar às lives do Bolsonaro, é um grande fracasso. Mesmo com um aparato tecnológico muito superior ao daquele usado pelo seu antecessor, Lula não consegue juntar meia dúzia de gatos pingados para assistir o programa ao vivo nas redes sociais. Arrisco dizer, inclusive, que só gente de direita assiste àquele besteirol todo do Molusco, para tirar dali algumas perólas. E nisso precisamos concordar: a cada nova live, Lula comete um novo sincericídio.
Poucos dias atrás, o presidente Lula afirmou, em sua viagem à Índia, por ocasião da reunião do G20, que Vladimir Putin será convidado para vir ao Brasil no próximo ano. Não vamos falar, hoje, sobre esse caso - já tratamos sobre isso em um vídeo recente aqui do canal. O ponto que vamos levantar é: logo na sequência dessa cagada homérica cometida pelo Lula, a mídia brasileira se organizou para passar pano para o Molusco. No caso, a mídia trabalhou para desviar a atenção do público para outra direção.
Como os americanos gostam de dizer: “Never nuke a country twice”. Ou no bom e velho português: “Nunca solte duas bombas atômicas em um país”. Existem algumas coisas bizarras que só acontecem no Japão. Para fins didáticos, vamos listar apenas três: os “soine-ya”, cafés nos quais os homens pagam para mulheres ficarem olhando para eles, ou para dormirem em seus colos. O hikikomori, nome dado aos homens que se trancam em seus quartos e não saem de lá para nada, é algo comum e, ao mesmo tempo, assustador. E por fim, os japoneses são tão viciados no trabalho, que dormir nele não é considerado algo ruim; o cochilo é chamado de Inemuri.
Franz Kafka, com certeza, foi uma das principais figuras da literatura mundial do século XX. Contudo, acabou sendo pouco notado em vida. De fato, ele é de um brilhante escritor e intelectual cuja luz só seria vista anos depois de sua precoce morte. Ele preferiu expor em suas obras temas importantes que perpassam muito do que a sociedade moderna vive e enfrenta. Entre eles a alienação, desorientação, censura, ansiedade, medo, o absurdo da distorção da realidade e o poder exercido sobre nós. Seu trabalho foi tão original e visionário que o termo kafkaniano ganhou um significado por toda a literatura mundial. Ele caracteriza mundos sufocantes em que algum tipo de força misteriosa e inalcançável oprime a individualidade.
No dia 12 de setembro, a Câmara dos Deputados, o antro brasileiro, aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição, conhecida pela sigla PEC, que mantém a cidadania brasileira caso o indivíduo obtenha outra nacionalidade. Como a proposta já tinha sido analisada pelo Senado, agora ela irá para a sua promulgação, ou seja, será enviada para que tenha realmente valor de lei.
E lá se ia o longínquo ano de 1992. No entanto, em termos históricos, 30 anos é apenas um hiato na dura e longa jornada de nosso Brasil varonil. A única visão de mundo possível nessa época era o dirigismo estatal, aquela visão de que tudo deve estar no estado, tudo deve ser para o estado e pelo estado. Acho que ouvi isso de um italiano uma vez… mas voltando ao Brasil.
A possibilidade de indivíduos e empresas possuírem privadamente os meios de produção é condição pré-condição essencial para uma sociedade livre e economicamente pujante. Essa lição fundamental do libertarianismo foi magistralmente exposta por Ludwig von Mises. Sob o direito universal à propriedade privada, os empreendedores têm os incentivos e liberdade para alocar recursos eficientemente. Podem colher os frutos de seu trabalho e reinvestir os lucros em novas ideias e negócios ousados. A recompensa pelo risco estimula a busca constante por inovações tecnológicas que elevem a produtividade em benefício de toda a sociedade.
Uma verdadeira tragédia humanitária tem se abatido sobre a população peruana nos últimos anos. O Peru, país que ainda possui um IDH superior ao do Brasil, tem visto um verdadeiro êxodo de seus habitantes, especialmente no período após a recente crise sanitária. No ano passado, 400 mil peruanos abandonaram o país. Já em 2023, até a metade do ano, esse número já supera os 415 mil.
Como bem sabemos, o presidente Lula viajou para a Índia, acompanhado de sua primeira-cuidadora, por conta da reunião do G20. Essa viagem é especial para o Molusco; afinal de contas, ele assumiu o cargo de presidente do grupo econômico. É claro que, uma vez que esse cargo não é eletivo, mas sim rotativo, isso não significa grande coisa. Mas você sabe como funciona a mente megalomaníaca do Lula, não é mesmo? Qualquer oportunidade de ter algum tipo de reconhecimento internacional é agarrada pelo nove dedos com todas as forças.
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica e personalidade religiosa mais famosa do mundo, é bastante conhecido por seus posicionamentos no mínimo questionáveis. E isso se aplica tanto aos aspectos teológicos de seus ensinamentos, quanto também à sua aplicação prática no mundo atual. Na verdade, muitos até consideram Francisco como o papa mais próximo da ideologia comunista de toda a história da Igreja.
O libertário Javier Milei realmente é uma grande surpresa, um verdadeiro fenômeno, cujos resultados políticos ultrapassam facilmente as fronteiras da Argentina, e se espalham pelo mundo. Candidato mais votado nas prévias para a presidência da República, Milei já aparece com 40% das intenções de votos em algumas pesquisas, com 10% de vantagem sobre o segundo colocado, o governista Sérgio Massa. De acordo com as regras argentinas, caso esse percentual se observe nas urnas, isso pode garantir uma eleição já no primeiro turno para o candidato libertário.
Para entender o processo que levou milhares de pessoas a deixar seu local de origem e migrar para um lugar distante e desconhecido, de língua e cultura diferentes, temos que voltar no tempo e aportar na Europa nos idos dos anos 1850. Essa foi a década da primeira leva de imigrantes italianos com destino ao Brasil.
No Brasil, e em todo o mundo, o que não falta são pessoas defendendo a taxação das grandes fortunas. Embora isso seja um fenômeno esperado, dadas as condições das democracias ocidentais, o fato é que muita gente rica defende essa ideia, o que chega a ser surpreendente. Esses indivíduos parecem ser, num primeiro momento, seres dotados de um notável altruísmo e de empatia para com os mais pobres. Afinal de contas, eles estão dispostos a sacrificar o próprio patrimônio, não é mesmo? Bem, ainda vamos chegar nesse ponto.
Com o fim dos repasses de verbas da União para os Municípios, a maioria das cidades brasileiras, especialmente as de menor porte, estão à beira da falência. A atual gestão do governo federal está em uma cruzada para extorquir cada vez mais o cidadão e, como a voracidade do Leviatã só aumenta, nem isso tem bastado. Estão tirando recursos de tudo e de todos para concentrar na principal cabeça do monstro que assola nossa sociedade: o governo encastelado em Brasília. É o sistema em prol de si. É o parasita se tornando o maior do que o hospedeiro. Sim, meu querido brazuca, aqui já tem um tempo que o carrapato ficou maior do que o boi.
O PT, o partido dos trabalhadores que não trabalham, está desenvolvendo o seu plano para reeleger Lula em 2026 e garantir a permanência de sua gangue no poder, de forma indefinida. Não, não é uma teoria da conspiração, nem intriga da oposição. O próprio PT deixou isso bastante claro, com a publicação de sua maia nova Resolução do Diretório Nacional, no dia 30 de agosto. De acordo com o documento, o objetivo do partido para o médio e o longo prazo é “defender o projeto democrático popular e fortalecer o Governo Lula”. Nós conhecemos bem esse jogo de palavras petista, que esconde interesses mais do que espúrios. Mas qual será o método usado por essa gente para “fortalecer” o governo do Molusco?
Um curioso caso noticiado nos Estados Unidos tem ganhado bastante repercussão nos últimos dias. Trata-se de, supostamente, um “experimento libertário” - com muitas aspas, - que teve como palco a cidade de Grafton, no estado de New Hampshire - perto da fronteira com o Canadá. A história em questão foi retratada pelo jornalista Matthew Hongoltz-Hetling, em seu livro “Um libertário encontra um urso”. E você já vai entender onde entra o urso nessa história.
O filme Besouro Azul é o mais novo grande fracasso da indústria cinematográfica de Hollywood. A obra, que retrata a história de Jaime Reyes, um jovem norte-americano de origem latina que passa a ter superpoderes após ter seu corpo possuído por um misterioso escaravelho, não encantou o público. Decorridas algumas semanas desde seu lançamento, Besouro Azul faturou míseros US$ 80 milhões até o presente momento.
Foi só o ódio deixar o Brasil que começou a perseguição aos agricultores. Especialmente os que desenvolvem suas atividades produtivas na Amazônia. Cumprindo promessas de campanha, o pessoal que fez o L iniciou uma verdadeira caça às bruxas contra os lavradores, da região sul do estado mais verde do Brasil. Esse local engloba os municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, que se situa ao sul da calha dos rios Solimões e Madeira e está adjacente a norte dos estados de Rondônia e Mato Grosso e tem sido atacada por esse enxame de gafanhotos.
Em setembro de 2020, o Fantástico mostrou em detalhes uma investigação que ocorreu em duas capitais do Brasil, São Paulo e Goiás. Nesta última, a polícia investigou um caso de sequestro no interior do estado, na cidade de Anápolis, no qual a vítima teve que pagar aos sequestradores uma quantia de quase 50 milhões de reais em criptomoedas.
Já tratamos da falácia do aumento de temperatura em vários vídeos aqui no Visão Libertária. Apresentamos também a estreita relação que existe entre a retórica do aumento da temperatura em escala global e a defesa de interesses espúrios ligados aos governos, em geral. A verdade é que esses governantes usam das pautas ambientais como desculpa para aumentar seu poder sobre a população. Além disso, esse mito é também usado para fortalecer a dominância de países poderosos em relação aos mais fracos, ou seja, de interesse geopolítico. Portanto, essas políticas de cunho ambiental são importantíssimas, já que há muita gente ganhando dinheiro e poder com ela.
Sempre foi algo muito comum vermos mexicanos e outros latino-americanos cruzando a fronteira dos Estados Unidos rumo ao norte. Os motivos que levam a esse movimento geralmente estão relacionados com melhores perspectivas de vida do lado de lá da fronteira. Porém, nos últimos anos, um movimento contrário tem sido observado: o de cidadãos norte-americanos cruzando a fronteira com o México para buscar um tratamento médico que caiba em seu bolso. E, como era de se esperar, o culpado por essa história é o governo norte-americano.
Fim do conteúdo
No more pages to load