Será que dessa vez o mundo e o povo venezuelano vão deixar passar batido as atrocidades que a esquerda latino americana tem feito aos países dessa região?
Todos os que possuem o mínimo de raciocínio lógico e conhecimento do assunto já sabe, mas é sempre bom reforçar que o socialismo mais uma vez levou uma nação, que já estava em momentos difíceis, ao colapso total gerando uma catástrofe humanitária. O ultra estatismo marxista conduzido pelo ditador socialista Hugo Chávez e perpetuado por seu herdeiro bigodudo, Nicolás Maduro, arruinou um país que antes gozava de riqueza e prosperidade.
Os atos de Nicolás Maduro tiveram muita notoriedade nas redes recentemente. Ele supostamente venceu as ultimas eleições para presidente com 51% dos votos e, tudo indica, que parece que a esquerda gosta muito desse número na hora de fraudar a contagem de votos e colocar um político sem aprovação pública no poder. Segundo esse números, Maduro derrotou seu adversário Edmundo Gonzales de forma "oficial", mas para a surpresa de poucos houveram muitas evidências indicando um número considerável de fraudes. Os relatos começaram a circular na internet provocando gigantescas manifestações populares no nosso vizinho latino americano.
Quem não tem memória curta deve lembrar que esta não é a primeira vez que os venezuelanos se revoltam. Desde que o regime chavista assumiu o poder, jornalistas foram perseguidos e ameaçados, políticos da oposição foram exilados, e órgãos de repressão como a Guarda Nacional e a nefasta SEBIN foram criados. Além disso, grupos apoiadores — desde movimentos sociais até milícias e paramilitares — foram armados e treinados para perseguir, agredir, prender, torturar e assassinar opositores do governo.
Essa narco-ditadura já levou milhões de venezuelanos a enfrentarem escassez de energia, comida, remédios e produtos básicos. A fome e a desnutrição se espalharam, forçando milhões a fugir para países vizinhos e muitos a recorrerem a extremos, como saquear supermercados e até devorar animais domésticos, como cachorros e pombos. Ou seja, revoltas populares não faltaram.
Até aqui, você já sabe que os responsáveis por essas desgraças são os socialistas Hugo Chávez e Nicolás Maduro, especialmente Chávez, que iniciou todo esse experimento social chamado de "Tentativa de aplicar o marxismo na Prática número 23", mas parece que alguns jornalistas brasileiros entendem o contrário. Alguns "profissionais" (bem entre aspas mesmo) da mídia mainstream brasileira estão tentando colar a ideia de que o governo Venezuelano segue o padrão "conservador" e é "igual" ao de Bolsonaro e Vladmir Putin. É impressionante o grau de cinismo e mau caratismo da esquerda na hora de fazer releitura dos fatos na hora do desespero quando percebem que estão perdendo a guerra cultural de lavada.
O que poucos comentam é a influência do nosso presidente cachaceiro sobre partes da trajetória do tirano bolivariano. Mas, para entender melhor isso, temos que voltar um pouco no tempo.
Muitos pensam que Lula e Hugo Chávez eram apenas parceiros e amigos pessoais, trocando elogios e apoios mútuos. O próprio Lula chegou a admitir que o líder venezuelano tinha certas polêmicas, mas disse que isso era uma "característica pessoal" do coronel e que "não deve, nem de longe, ofuscar as suas qualidades".
Outros lembram que juntos assinaram vários acordos de cooperação econômica e que Lula praticamente ajudou a abastecer o governo de Hugo Chávez com empréstimos bilionários do BNDES e com o envio de recursos privados. Em parceria com empreiteiras, como a Andrade Gutierrez e a Odebrecht, Lula fez vários acordos bilionários com Chávez para proteger essas empresas e favorecê-las na Venezuela, financiando a construção de obras superfaturadas, muitas das quais inacabadas, abandonadas e sem utilidade, como a ponte sobre o rio Orinoco e o metrô de Caracas.
Mas, na realidade, todo esse relacionamento de compadres ia muito além disso. O governo de Lula também ajudou Chávez a permanecer no poder (direta e indiretamente) diversas vezes. Certa vez, em conversa com o embaixador do Brasil na Venezuela, Lula disse: "Uma derrota de Chávez [em 2012] seria igual ou pior que a queda do muro de Berlim."
Em 2012, por exemplo, Lula enviou o renomado marqueteiro João Santana à Venezuela para comandar a campanha eleitoral chavista, visando nada menos que o quarto mandato do ditador. O próprio Hugo Chávez chegou a ajudar Lula, como foi revelado em 2021 pelo ex-chefe do serviço secreto venezuelano, Hugo Carvajal, atualmente preso na Espanha. Carvajal, que liderava a repressão estatal e estava envolvido no narcotráfico, revelou que Chávez (e Maduro) financiaram líderes políticos e partidos de esquerda na América Latina e Europa. Entre os principais beneficiados, obviamente, estava Lula, o líder do Mensalão e do Petrolão.
E não pense que acabou, pois fica ainda pior. Em uma reunião do Foro de São Paulo em 2005 Lula confessou, com grande euforia, que foi um dos articuladores — junto com os integrantes do Foro de SP — do referendo venezuelano de 2004, que permitiu a perpetuação de Hugo Chávez no poder. Para quem não sabe, o Foro de São Paulo é uma organização idealizada e fundada por Lula e Fidel Castro, após a queda do Muro de Berlim e o enfraquecimento da União Soviética, com o objetivo de promover o socialismo marxista no continente latino-americano. Confira a fala de Lula anteriormente citada nessa reunião do foro de 2005:
"Foi assim que nós, em janeiro de 2003, propusemos ao nosso companheiro, presidente Chávez, a criação do Grupo de Amigos para encontrar uma solução tranquila que, graças a Deus, aconteceu na Venezuela. E só foi possível graças a uma ação política de companheiros. Não era uma ação política de um Estado com outro Estado, ou de um presidente com outro presidente. Quem está lembrado, o Chávez participou de um dos foros que fizemos em Havana. E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela."
A declaração do nosso querido Molusco de Nove Dedos faz sentido e tem total fundamento, já que Chávez só chegou ao poder porque foi orientado pelo Foro de SP, do qual era membro desde a década de 90. E a declaração do próprio Nicolás Maduro, atual ditador venezuelano e herdeiro do chavismo, deixa isso ainda mais claro. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele afirmou que Lula e Chávez eram "dois irmãos" e que o ex-metalúrgico é, para ele, como um "pai". Confira:
"Em 2007, havia toda essa campanha brutal contra o presidente Chávez. E Lula propôs, para que eles não brigassem... ele dizia assim: 'Chávez, vamos fazer uma coisa. Vamos nos reunir a cada três meses para acabar com a intriga'. E assim se fez. Foram mais de 14 reuniões a partir daí. Agora, sim, o que posso te dizer: Lula, para nós, também é um pai. Porque Lula é fundador das correntes de esquerda de novo tipo que surgiram nos anos 80 em diante. Nós nos inspiramos na ética de Lula, na energia dele, em sua liderança trabalhadora."
E isso é só um exemplo dos regimes e governos que Lula ajudou e alimentou com o dinheiro do povo brasileiro, indo da América Latina até a África. Seria possível fazer outro vídeo de uns 10 minutos, ou até maior, sobre como ele sustentou a ditadura dos irmãos Castro em Cuba, financiou o mini-tirano Daniel Ortega na Nicarágua, manteve cumplicidade com o cocaleiro Evo Morales da Bolívia, e enviou centenas de milhões ao maníaco Robert Mugabe no Zimbábue e ao cleptocrata Eduardo dos Santos na Angola. Já temos, inclusive, um vídeo aqui no canal sobre a ajuda bilionária do governo Petista a Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, link na descrição.
Podemos chegar a uma conclusão simples, mesmo injetando bilhões de reais dos trabalhadores brasileiros, ajudando a perpetuar o poder da ditadura bolivariana na Venezuela — que comanda um narco-estado e faz a população viver sob terror, fome e escassez — além de sustentar outros déspotas e regimes ao redor do mundo, Lula voltou a ser presidente do Brasil. Uma salva de palmas para todos aqueles que votaram, endossaram e permitiram que esse crápula socialista retornasse ao poder em 2022.
LINK DO VÍDEO CITADO: https://www.youtube.com/watch?v=KbgPJzjhc-s
https://m.folha.uol.com.br/ilustrissima/2013/04/1258091-lula-tambem-e-o-pai-dos-chavistas-diz-presidente-da-venezuela.shtml
https://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/uol_amp/2019/03/01/subornos-brasileiros-em-contas-secretas-abasteceram-governo-de-hugo-chavez
https://veja.abril.com.br/mundo/telegrama-mostra-como-lula-atuou-na-reeleicao-de-hugo-chavez/amp/
https://pt.m.wikinews.org/wiki/Segundo_Lula,_ajuda_do_Foro_de_S%C3%A3o_Paulo_foi_fundamental_para_Ch%C3%A1vez
https://exame.com/brasil/ponte-de-lula-sugere-o-alcance-global-da-corrupcao-no-brasil/amp
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Torture_in_Venezuela
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/03/27/brasil-liberou-r-23-bi-para-odebrecht-fazer-metro-na-venezuela-obras-comecaram-a-10-anos-e-estao-abandonadas-pela-metade-desde-2015.amp.htm
https://noticias.r7.com/internacional/ex-general-diz-que-venezuela-mandou-dinheiro-para-lula-20102021?amp