YOUTUBERS que FIZERAM o L e se ARREPENDERAM

Como vocês praticamente imploraram por uma parte 3, aqui estamos nós trazendo isso para vocês...

Vamos começar com um que vai partir os corações de quem o assiste, o Core, conhecido antes como "Coredasantigas" e tendo um canal de jogos de terror com mais de 3 milhões de inscritos, lamentou a vitória de Bolsonaro em 2018 no Twitter e deu indiretas em 2022 que davam a entender que ele faria o L, mas ele acabou ficando em casa e não votando. Ele mesmo se declarou como ignorante politicamente, então dá para relevar esse leve apoio, ao contrário do próximo da lista que é um esquerdista de carteirinha...

Estamos falando do Meteoro Brasil, que começou como um canal de curiosidades no estilo do canal Nerdologia na época de 2015 e 2016, falando bastante sobre os protestos contra a Dilma na época e contando uma origem errada do MBL, o que daria para imaginar na época que era só um erro inocente. Desde 2018, ele foi esquerdando cada vez mais e se radicalizando para combater o fantasma imaginário do neo fascismo que, aqui no Brasil, a esquerda vinculava à imagem de Bolsonaro.

Ele chegou até a debater com o anão do Arthur do Val no Podcast Inteligência ltda e conseguiu ser tão patético que até os canais mais radicais como o Ian Neves e o Gaiofato admitiram em live que o Chupa cu de Kiev deu uma surra de argumentos no cara do Meteoro Brasil, com o mesmo tendo até perguntado se o Arthur "se identificava como um fascista". Nas últimas notícias, ele se divorciou e perdeu uma boa parte de seus bens, com a última alternativa plausível agora sendo a de chorar e fazer o L!

Esse daqui é um pouco menos conhecido pelo público geral, mas é muito famoso por esquerdar em shorts do Youtube com opinião política disfarçada de comédia. Estamos falando do paulista Oipedrodaher, que com mais de 900 mil inscritos tem um formato famoso de vídeos de países com carinhas satirizando algum fato histórico ou uma notícia global, um tipo de vídeo que já era feito há tempos nos canais gringos.

De início, as críticas eram leves e coisas que qualquer um iria ignorar, mas os vídeos foram se tornando cada vez mais propaganda ideológica, com o youtuber assumindo em várias lives que era comunista, fazendo campanha abertamente para o Lula e até repetindo o discurso esquerdista de que a taxa das comprinhas e o PL das Fake News eram mentiras da extrema-direita. Além disso, em seus vídeos, ele sempre retrata os Estados Unidos agindo como uma criança mimada enquanto a Rússia é um personagem calmo e sensato, com um dos shorts sugerindo que a Coreia do Sul gostaria de ser anexada pela Coreia do Norte, mas os E.U.A não permitiam tal ato... Não vamos nem comentar o quão nojento e desconectado da realidade isso é.

Uma breve menção aqui ao Botão Select, que é um Youtuber e Game Dev que já incluiu algumas piadinhas ao Bolsonaro em seus vídeos e fez a hashtag # EleNão em 2018. Ele mesmo afirmou em 2021 que "o Brasileiro não sabe votar" e isso foi de fato confirmado apenas um ano depois, na eleição de 22. E outra menção que foi muito comentada nos últimos vídeos, é do BrksEdu, que também declarou apoio ao Lula de maneira similar a que o Alanzoka tinha feito, desapontando os fãs da mesma maneira.

Mas agora aqui vai outro que muitos vão ficar tristes ao descobrir que ele fez o L, o Lucas Inutilismo, que é um youtuber das antigas e faz conteúdo de comédia até hoje. Ele entrou na mesma onda de influencers anti-bolsonaristas e até, durante um show em 2022, fez o público formar um coro de "Fora Bolsonaro". Além disso, durante a saída do Monark do Flow Podcast, o Lucas Inutilismo também pediu para retirarem o vídeo em que ele tinha participado. Futuramente, Lucas voltou a participar do Flow e deu uma desculpa esfarrapada que não queria se envolver com a treta.

Para piorar ainda mais, em 2024, com a privatização da Sabesp, vários Youtubers de esquerda fizeram um vídeo nas redes sociais em que se colocavam contra a privatização da estatal, os quais incluíam o próprio Lucas Inutilismo e até mesmo o Ian Neves.

O Próximo é bem parecido com o Lucas Inutilismo, o MrPoladoful, que desde 2020 fez alguns vídeos criticando o Bolsonaro e foi se tornando mais progressista por influência do seu círculo íntimo. Ele fez vídeo zuando o Bolsonaro no Flow, mas nem se atreveu a falar mal do "painho", embora tenha criticado o Felipe Neto em 2020 no vídeo em que o mesmo cobrava o posicionamento de todos os influencers contra o Bolsonaro. Ele também acabou sendo influenciado por sua namorada e aceitou um relacionamento aberto, com a cara de tristeza e decepção dele em live anunciando isso sendo quase impossível de se esconder. O canal dele está parado atualmente e é engraçado que tanto ele como o Castanhari mostram que os fazedores de L normalmente vêm acompanhados de um bom par de chifres...

Uma citação honrosa de uma pessoa que não fez o L mas que vale a pena ser mencionada é a de Viniccius13, o qual é um Youtuber de Minecraft com mais de 10 anos de canal e é amado por toda a comunidade brasileira de Minecraft, e que não costuma falar muito de política ou opiniões pessoais. Ele já chegou a fazer algumas piadas com o governo na época da Dilma e, durante um de seus vídeos, seu amigo fez uma piada com o "13" no nick do Viniccius e brincou que era esse número que ele votaria, com o mesmo respondendo que "Não tem o 13 na minha cidade, mas se tivesse eu também não votaria não".

E para fechar nossa saga de Fazedores de L com chave de ouro, nós citaremos o PC Siqueira, que atualmente permanece calado sobre os problemas do atual governo (pausa silenciosa do narrador)... sem mais comentários...

Tá, mas todos esses youtubers citados se arrependeram de fazer o L? Bem, na verdade, peço desculpas por ter criado essa falsa esperança no seu coração, caro telespectador. Apesar de tudo que estamos passando agora, escândalos de corrupção só começando a estourar, a economia indo pra vala, os preços disparando e os impostos aumentando no mesmo ritmo, muitos poucos desses influencers realmente se arrependeram da decisão ou sequer se pronunciaram novamente sobre.

A grande maioria deles continua defendendo seus posicionamentos falhos ou sequer são impactados por qualquer coisa que aconteça na economia. O Alanzoka pega milhões de views, então tanto faz se pra ele o quilo do arroz subir mais 5 reais. O Felipe Neto tem uma mansão, então tanto faz se compras internacionais forem taxadas, assim como tanto faz para youtubers como o Mike Línnyker e o casal Leon e Nilce, se qualquer coisa ruim acontece no Brasil, já que ambos fizeram o L morando lá no Canadá.

Você pode discordar e achar chato nós cobrarmos pelo posicionamento deles de 2 anos atrás, mas o próprio Felipe Neto havia feito a mesma coisa, cobrando posicionamento dos youtubers contra a direita desde 2020, falando em vídeo que "Quem se cala perante ao fascismo, é fascista", então acho que podemos dizer que "Quem se cala perante a corrupção, é corrupto" e "Quem se cala perante ao comunismo, é comunista".

Referências:

Parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=NmJD3MxfEhw&t=1s&pp=ygUZeW91dHViZXJzIHF1ZSBmaXplcmFtIG8gbA%3D%3D
Parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=NLNKSKcRAKY&t=117s&pp=ygUZeW91dHViZXJzIHF1ZSBmaXplcmFtIG8gbA%3D%3D