Retrospectiva do Governo Lula

Se existe um lado bom na eleição do Lula, tal qual com dilma, é a quantidade de pessoas abrindo os olhos e descobrindo que o estado é o verdadeiro inimigo.

A maioria das pessoas sabe que Lula foi eleito com mentiras, entrevistas psicografadas e passagem de pano da mídia, porém, o público jovem — aquele que era muito novo pra lembrar do governo Lula em 2002 — foi facilmente enganado por uma mistura de ódio artificial com sentimentalismo barato. Contudo, nem Bolsonaro conseguiu acabar com o mito do Lula estadista como o próprio Lula está fazendo, e vamos mostrar a seguir que na metade do governo ele já conseguiu destruir completamente as narrativas criadas em volta dele.

Mito número 1 - Meio Ambiente.

Bolsonaro foi acusado durante o governo inteiro de cometer desmatamento ilegal, favorecer o agro com pesticidas, queimar a Amazônia e o pantanal. Lembram das pessoas falando que a fumaça chegou em São Paulo, da moça que se pintou com a girafa, do Leonardo Di Caprio e dos atores globais cantando musiquinha? Então, Lula fez aquele show na posse, colocou a Marina Silva como ministra do meio-ambiente e quebrou o recorde de queimadas na Amazônia e, por muito, foi tão vergonhoso que o INPE tirou os dados do site por um bom tempo. Parabéns aos envolvidos! Houve também as queimadas em Rondônia, que reduziram bastante a qualidade do ar, mas o governo não ficou só olhando, ele foi lá e aumentou o imposto em painéis solares.

Mito número 2 - Diplomacia

Bolsonaro também foi acusado de ser isolacionista em relação à política internacional. Vamos ver como Lula está se saindo: Durante a campanha defendeu os ditadores Maduro e Ortega, mas foi ajudado pelo TSE que proibiu a associação de seu nome aos ditadores sanguinários. Logo no começo do mandato, Lula deixou atracar no Brasil um navio de guerra do Irã, criando um mal-estar com os Estados Unidos. Em seguida, durante um clímax na guerra da Rússia com a Ucrânia, onde ocorriam ameaças nucleares, ele defendeu a Rússia com frases absurdas, como se a Ucrânia pudesse parar com a guerra caso quisesse, criando um problema com todos os países Europeus. Foi vaiado em Portugal e, por ter se negado a fornecer munição para Ucrânia, a Alemanha embargou a venda dos blindados brasileiros. Pouco tempo depois o Jornal Francês Libération chamou o jumento de nove cascos de "decepção e falso amigo". Calma que ainda não terminamos.

Em outubro, ele saiu em defesa dos terroristas do Hamas que invadiram Israel, e com isso conseguiu ser o primeiro presidente do Brasil a se tornar persona non grata. Não era pra ser surpresa seu amor por ditaduras e terroristas: quem lembra da ajuda que Lula deu à Cesare Battist? O apoio que o PT dá aos guerrilheiros de Cuba, tendo ex-guerrilheiros dentro do próprio partido. Enfim…

Nesse meio tempo, se aproximou da ditadura chinesa, convidou várias outras ditaduras e regimes teocráticos para entrarem no Brics, numa espécie de afronta aos Estados Unidos, como se esse exército de mendigos fosse ter alguma relevância econômica ou monetária.

Tentou fazer interferência da eleição na Argentina e fracassou. Defendeu Pedro Castillo que mais tarde tentou um golpe de estado no Peru e, pouco tempo depois, foi colocado contra a parede quando enviou um embaixador para validar a posse de Maduro após uma comprovada fraude e golpe de estado, sendo criticado por líderes da própria esquerda nacional e internacional, como Boric, presidente do Chile. Pra finalizar esse tema, simplesmente chamou o atual presidente dos Estados Unidos, a maior e mais importante democracia do mundo, de Nazista.

Mito número 3 - Yanomamis.

Bolsonaro foi acusado por vários políticos e influencers patéticos de estar "causando genocídio no povo indígena". Pois bem, as mortes dos yanomamis com Lula aumentaram e ele inclusive parou de divulgar os dados, ferindo a lei de transparência.

Mito número 4 - Sigilo de 100 anos, amigo no STF e picanha.

Bom, esse mito é autoexplicativo. Lula disse em campanha que acabaria com o sigilo imposto por Bolsonaro, porém não só ele não acabou, como turbinou o sigilo. Também disse no debate que era "retrocesso" indicar um amigo ao STF e, logo depois, indicou seu próprio advogado, Zannin.

E por último mas não menos importante nesse tema, a picanha com a cervejinha que tiveram altas absurdas no preço, chegando até 25%, fazendo o governo até cogitar mudar as regras na validade para ver se o preço cai. Até o ovo que era o refúgio proteico dos mais pobres, que sonhavam com a picanha, aumentou cerca de 50%.

Mito número 5 - Minorias e Programas sociais.

No governo do amor, o assassinato de LGBTs cresceu 42% em 2023 e em 2024 cresceu mais 13%. Pro pessoal do nordeste que ajudou a eleger ele, Lula cortou a operação carro-pipa e deixou 1,2 milhão de pessoas sem água. Também cortou o bolsa-família, benefícios do INSS e auxílio de pessoas com deficiência.
Fez bloqueios bilionários na saúde e educação, além de cortar bolsas de estudo, e como já era previsto, aumentou absurdamente o número de invasões de terras pelos terroristas do MST. Basicamente ele sacaneou todos os otários que subiram a rampa com ele.

Mito número 6 - Lula seria melhor na pandemia.

Se o que temos agora servir de indícios para o que seria o governo Lula durante a pandemia, isso significa que escapamos de uma tragédia maior ainda.

Logo no começo do governo, aconteceu a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, a qual o governo federal, até hoje, não fez nada além de promessas vazias. Foi incapaz de ajudar as pessoas e ainda usou a mídia para perseguir quem estava se arriscando para ajudar o próximo.

Como se não fosse o bastante, houve recorde de casos e recorde de mortes por dengue durante o governo. Agora fica a pergunta: se Lula não é capaz de controlar a dengue, que é uma doença conhecida, ele seria capaz de lidar com a Covid, ou optaria pela censura e ocultação de dados como tem feito?

Mito número 7 - A economia de Lula

Muitos falam que Lula fez o Brasil crescer nos seus primeiros mandatos, e muitos outros quiseram se enganar para o Lula 3. Porém o socialismo antes de te deixar com fome, te humilha, e como já dizia o sábio: " O que não tem como dar certo, uma hora dará errado."

Quando Lula venceu as eleições, o dólar estava na faixa de R$ 4,80, a Selic em 14% e inflação dentro da meta. Sua primeira medida foi passar a "PEC de transição", que permitia gastar dinheiro para supostamente corrigir políticas de Bolsonaro. Pouco tempo depois, ele substitui o teto de gastos com a aprovação do Calabouço Fiscal, e começam a surgir notícias de que Lula "Dilmou". Pois bem, Lula criou 40 ministérios, viajou com a Esbanja, aparelhou as estatais e conseguiu torrar 1 trilhão de reais nesse meio tempo e, sabe-se lá como, criou um rombo maior do que o da pandemia.

A dívida pública estourou, a taxa de juros que tinha perspectiva de cair para 9%, mal chegou em 11% e começou a subir de novo pressionando mais ainda a dívida, o dólar passou de 6 reais forçando o governo a vender reservas, a Bolsa despencou, as estatais deram prejuízo recorde, ninguém quer comprar os títulos do governo e a inflação fugiu da meta.

A solução de Lula para esse problema? Colocar Márcio Pochmann no IBGE, criar ou aumentar um imposto novo a cada 15 dias e tentar censurar a internet com o pretexto de fake news, enquanto mente todo dia sobre os mais variados temas com ajuda de uma imprensa prostituída.

Os seus eleitores sequer podem reclamar que foram enganados, pois Lula escondeu seu plano de governo durante a campanha. Ele se negou até a dizer quem iria indicar nos ministérios para não perder voto, e agora sabemos o porquê; além de não ter plano de governo, seus ministros parecem a carreta furacão, numa mistura de incompetentes, corruptos, loteamento do centrão e postes que só estão ali pra cumprir a cota de representatividade, para ele não perder a narrativa com as minorias que são sua massa de manobra.

Enfim, quantas vezes ele foi à missa após a eleição?

Referências:

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/09/5039694-pt-esconde-plano-final-de-governo-lula-diz-que-nao-precisa-fazer-promessas.html
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/07/assassinatos-de-pessoas-lgbtqia-aumentaram-42-no-brasil-em-2023.shtml
https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2024/11/25/sem-verba-operacao-carro-pipa-para-no-nordeste-e-deixa-12-milhao-sem-agua.html
https://www.gazetadopovo.com.br/economia/quais-impostos-subiram-desde-o-inicio-do-governo-lula-e-o-que-mais-vem-por-ai/

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/01/e-preciso-mais-transparencia-sobre-a-crise-yanomami.shtml
https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2025/01/recorde-de-queimadas-demonstra-fracasso-do-brasil-no-combate-ao-fogo.ghtml
https://g1.globo.com/saude/dengue/noticia/2024/04/08/brasil-bate-recorde-historico-de-mortes-por-dengue.ghtml
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/04/25/lula-alvo-de-protestos-da-ultradireita-no-parlamento-de-portugal-e-critica-solues-militares.ghtml
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/cupula-do-brics-5-vezes-em-que-lula-defendeu-o-ditador-vladimir-putin/
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/apos-lula-negar-fornecimento-de-municao-para-guerra-alemanha-embarga-exportacao-de-blindados-brasileiros/
https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/fala-de-lula-sobre-trump-e-nazismo-chega-ao-presidente-eleito-dos-eua
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/navios-de-guerra-do-ira-atracam-no-brasil-mesmo-apos-pressao-dos-eua/
https://www.osul.com.br/brics-adesao-de-paises-com-ditadura-impoe-desafios-a-politica-externa-brasileira/